Qual Tipo de Argila é Ideal para seu Tipo de Pele ?

Argilas naturais variam em composição dependendo da sua origem

Ao procurar ingredientes eficazes para o cuidado com a pele, o chão pode não ser o primeiro lugar que vem à mente. Mas, as argilas (que são essencialmente tipos de terra) são bem conhecidas por suas incríveis propriedades de limpeza e purificação. As argilas naturais têm sido usadas na pele há séculos e continuam a ser um ingrediente popular nos produtos de hoje. Então entenda qual tipo de argila é ideal para seu tipo de pele.

Em geral, a argila é uma substância mineral macia e de grão fino. Existem diferentes tipos de argila que variam em composição dependendo da origem. Embora as propriedades de cada argila variem, elas são mais utilizadas nos tratamentos de pele devido às suas propriedades de absorção. Quando aplicada, a argila puxa o óleo da pele, deixando-o equilibrada e limpa.

Dependendo do seu tipo de pele, uma argila pode ser mais adequada para sua pele do que outra. Por exemplo, a argila de caulim é uma argila de grão fino com propriedades de absorção leves, o que torna melhor para pele seca a normal. Por outro lado, a argila verde francesa e a argila de bentonite têm propriedades de absorção mais fortes, tornando-as boas para a pele oleosa.

Em geral, as argilas são melhores para os tipos de pele normal a oleosa porque absorvem a umidade. Se você tem uma pele extremamente seca, os produtos que contenham argila podem deixar sua pele um pouco ressecada. As peles mais secas ainda podem usar produtos de argila. Mas, é importante escolher uma argila mais suave. Se você pretende adicionar argila aos seus cuidados com a pele, saiba qual é a melhor para seu tipo de pele.

Argila de Bentonite

A argila de bentonite é criada a partir de cinzas vulcânicas. Em produtos de banho e beleza, a argila de bentonite dá aos produtos um “deslizamento” agradável. Esta textura é ótima para sabonetes de barbear, pois ajuda a aplicação na pele. Possui fortes propriedades de absorção de óleo e isso torna a argila de bentonite uma ótima escolha para a pele muito oleosa.

Argila Brasileira (Natural, Vermelha, Rosa, Roxa, Amarela)

As argilas brasileiras são um tipo de argila de kaolin e vêm em uma grande variedade de tons vibrantes. Elas são naturalmente coloridas e não contêm corantes ou pigmentos. Os vários tons são alcançados por variações nos minerais encontrados no solo nas diferentes regiões do Brasil. As argilas brasileiras têm uma quantidade “média” de absorção, tornando-as adequadas para uma grande variedade de tipos de pele.

Argila Verde Francesa

Esta argila vem da França e é conhecida por suas ótimas propriedades de absorção de óleo. Tem uma textura fina e é comumente usado para absorção de óleo em máscaras faciais. A cor verde-clara vem da matéria vegetal de decomposição e dos óxidos de ferro. É mais adequada para tipos de pele oleosa.

Argila de Zeólito Verde

Os zeólitos são minerais microporosos que se formam quando as rochas e as cinzas vulcânicas reagem com as águas subterrâneas alcalinas. A argila de zeólito verde tem uma textura ligeiramente mais grossa do que a maioria das argilas, bem como excelentes propriedades de absorção. Devido à textura, também possui propriedades esfoliantes muito delicadas. É mais adequado para tipos de pele normal a oleosa.

Argila de Kaolin

A argila do kaolin é uma argila em pó muito fina e pode vir em uma variedade de cores. A cor mais comum da argila de kaolin é “off-white”. A textura fina facilita a incorporação em uma grande variedade de produtos. Isso inclui sombras de olhos e cosméticos, bem como sabonetes, bombas de banho e muito mais. É uma argila suave, com menos capacidades de absorção de líquidos do que a maioria. Isso torna adequado para uma pele mais sensível e seca.

Argila Rosa

A argila rosa é considerada um tipo de argila de kaolin (caulinita). Tem uma textura fina como a kaolin e é adequada para a pele seca. A argila é rosada, que vem de um óxido de ferro que ocorre naturalmente. Em alguns produtos, pode ter uma coloração vermelho escuro ou uma tonalidade laranja. A argila rosa pode ser adicionada a sabonetes para propriedades de absorção suave.

Argila do Mar

Uma argila verde escura, a argila do mar se origina da lama formada sob o mar há milhões de anos. Tem uma cor verde escuro acinzentada. É comumente usado em máscaras faciais para limpar a pele. É adequada para tipos de pele normal a oleosa.

Pele seca/Pele normal – Argila rosa, argila kaolin, argila brasileira (natural, vermelha escuro, rosa, roxa, amarela)

Pele Normal/Óleosa – Argila do Mar, Argila de Zeólito Verde, Argila Verde Francesa, Argila de Bentonite, Argila Brasileira (Natural, Vermelha, Rosa, Roxa, Amarela)

Você tem um tipo preferido de argila para incluir nos seus produtos de cuidados com a pele feito em casa? Deixe sua dica nos comentários.





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *