Como Cuidar do Umbigo do Recem Nascido

Dicas de como cuidar do umbigo do recém nascido

O cordão umbilical do recém nascido geralmente cai dentro de cerca de duas semanas após o nascimento. Entretanto, é preciso saber como cuidar do umbigo do recém nascido para que ele não infeccione e seque mais rápido.

Durante a gravidez, o cordão umbilical fornece nutrientes e oxigênio para o bebê em desenvolvimento. Após o nascimento, o cordão umbilical não é mais necessário – por isso é pinçado e cortado. Isso deixa para trás um pedaço curto do cordão. O cordão umbilical não contém fibras nervosas sensíveis à dor, de forma que seu bebê não vai sentir qualquer desconforto ou dor quando você for limpar e secar o umbigo.

O pedaço do cordão umbilical do seu bebê que fica preso ao umbigo vai mudar de da cor verde amarelado para marrom ou preto quando estiver quase seco e, eventualmente cair – geralmente dentro de cerca de duas semanas após o nascimento. Nesse meio tempo, a área precisa ser tratada com cuidado:

– Mantenha o pedaço do cordão umbilical limpo. A limpeza pode ser feita com álcool após cada troca de fralda. Atualmente pesquisadores alegam que o cordão vai secar mais rápido sem o uso do álcool. Se o cordão ficar sujo ou pegajoso, limpe-o com água – em seguida, seque-o, segurando um pano limpo e absorvente ao redor.
– Mantenha o cordão umbilical seco. Deixe-o exposto ao ar livre para ajudar secar mais rapidamente a base.mantenha a parte da frente da fralda do bebê dobrada para não cobrir o cordão e o ar poder ventilar.
– Quando for dar banho no bebê, passe a esponja suavemente para lavar o cordão umbilical, assim você ajuda no processo de cicatrização.
– Deixe o cordão umbilical cair por conta própria. Resista à tentação de puxa-lo, mesmo que esteja pendurado.

Sinais de infecção

Durante o processo de cicatrização, é normal ver um pouco de crosta ou sangue seco perto do cordão umbilical. Contacte o pediatra se seu bebê tiver febre, ou se a área do umbigo estiver:

– vermelha e inchada ao redor da medula
– continua a sangrar
– escorre pus amarelado
– produz uma secreção de odor fétido

Se seu bebê tem uma infecção do cordão umbilical, o tratamento imediato pode impedir que a infecção se espalhe.

Como Cuidar do Umbigo do Recem Nascido 1

Como Cuidar do Umbigo do Recem Nascido 2

Como Cuidar do Umbigo do Recem Nascido 3

Como Cuidar do Umbigo do Recem Nascido 4

Como Cuidar do Umbigo do Recem Nascido 5





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *